Os sintomas de infarto agudo do miocárdio são causados pelo bloqueio ou entupimento de um vaso de sangue do coração por placas de gordura ou coágulo, que impedem a passagem do sangue e provocam a morte das células do coração.
O infarto pode surgir em pessoas de qualquer idade, seja em homens ou mulheres, mas ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos e que fumam, têm excesso de peso, pressão alta, diabetes ou colesterol alto. Os principais sintomas que indicam este problema incluem:
Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;
Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
Dor de estômago, sem relação com alimentos;
Dor nas costas;
Mal estar;
Enjoos e tonturas;
Palidez e suor frio;
Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
Tosse seca;
Dificuldade para dormir.
Estes sintomas costumam surgir ou se intensificar com a realização de esforço físico, durante o estresse ou após comer, já que são períodos em que o coração se esforça mais e pode sentir mais os efeitos da falta de circulação.
Quando a pessoa apresenta uma dor intensa entre a boca e o umbigo que dura mais de 20 minutos e apresenta outros sintomas que estão ligados ao infarto, deve procurar um hospital ou ligar para o 192 para chamar o SAMU, especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol elevado.
Além disso, para ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação, pessoas que nunca tiveram um infarto podem tomar 2 comprimidos de aspirina enquanto espera pela ambulância.
Caso esteja presente em um caso de infarto com perda de consciência, o ideal é que seja feita uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada da ambulância, pois aumenta as chances de sobrevivência da pessoa.
Comments