top of page
Buscar
Foto do escritorClínica Rio de Janeiro

NEUROLOGISTA



Se você sofre com dor de cabeça, formigamento e problemas de memória, saiba que esses são os principais sintomas das doenças neurológicas. Como um gestor do corpo humano, o sistema neurológico é responsável por controlar as ações voluntárias e involuntárias do organismo. Ou seja, é ele quem comanda o funcionamento do corpo, desde as funções mais básicas como os órgãos, até as mais complexas como o movimento dos membros, a fala, ou o raciocínio.

O médico neurologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sistema nervoso central e periférico. Por se especializar em um sistema amplo, o neurologista cuida de funções que vão muito além dos neurônios, ao contrário do que muitos podem supor. Por isso, é importante não negligenciar sintomas supostamente banais, ainda que eles não pareçam relacionados a doenças neurológicas, e procurar ajuda médica especializada aos primeiros sinais de que algo não anda bem no organismo.

Se você tem dúvidas sobre os sintomas que indicam a necessidade de uma consulta com o neurologista, veja a lista que fizemos a seguir:


Dor de cabeça

A famosa e indesejável dor de cabeça pode ser a primeira indicação de problemas neurológicos. Não é uma regra, é claro, afinal este é um sintoma bastante genérico presente em uma série de outras doenças. Contudo, é um sinal de alerta. Se a dor for aguda e contínua e vier acompanhada de vômito, se ela piora com o esforço físico, ou se causa alterações na visão e convulsão há uma grande possibilidade de que você precise se tratar com um neurologista.

É importante lembrar que uma consulta com um clínico geral é recomendada, antes da busca por um especialista. Ele é o profissional apto a analisar o seu caso e averiguar a necessidade de uma investigação mais profunda ou um possível tratamento.


Dormência ou formigamento

Assim como a dor de cabeça, a dormência e o formigamento podem ser indicativos de uma série de doenças, tanto simples quanto complexas, e que merecem ser investigadas mais profundamente quando ocorrerem com uma frequência anormal, surgirem sem um motivo aparente, ou ainda se ocorrer apenas em um lado do corpo. Caso essa dormência seja acompanhada de outros sintomas, como vertigem, confusão mental, fala arrastada ou perda de visão em apenas um dos olhos, pode ser um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, nesse caso,


Confusão mental e perda de memória

Se você tem uma rotina agitada é provável que às vezes sofra com episódios de falha na memória. Infelizmente, o estresse e o acúmulo de tarefas tornam esses casos cada vez mais frequentes. No entanto, se esses episódios são extremos, ocorrem em uma frequência constante ou são acompanhados de confusão mental, está na hora de fazer uma visita a um neurologista.

O Alzheimer é uma das doenças neurológicas que apresentam esse sintoma. Geralmente, essa doença afeta pessoas com mais de 60 anos, mas há registros de casos precoces em pacientes na faixa dos 40 anos. Essa é uma doença degenerativa, cujos sintomas aumentam de intensidade com o passar do tempo.

O Alzheimer não tem cura, mas o tratamento adequado, indicado por um especialista, pode amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.


Distúrbios do sono

Sono excessivo, insônia ou apneia (interrupção da respiração) podem ser indicativos de doenças neurológicas. Estudos relacionados a neurologia, indicam que cerca de dois terços dos indivíduos que apresentam dificuldades relacionadas ao sono desenvolvem doenças neurológicas ao longo de suas vidas.

Segundo especialistas, a sonolência excessiva, por exemplo, pode estar relacionada a esclerose múltipla, a narcolepsia ou até mesmo indicar a possibilidade de AVC.


Fraqueza muscular

O corpo humano funciona quase como uma orquestra. Para que o espetáculo aconteça, cada membro precisa fazer sua parte corretamente. Pense em uma atividade bem simples, como levantar um braço, por exemplo. Para que isso ocorra, o seu cérebro precisa ativar uma série de nervos que darão o comando ao músculo que fará o movimento. Se uma dessas partes não funciona corretamente, a ação não pode ser concluída.

A fraqueza muscular, portanto, pode estar diretamente relacionada a um problema neural. Por isso, se essa sensação de fraqueza ocorre com frequência, vem acompanhada de dificuldade de respirar, falar, mastigar ou engolir uma ajuda médica deve ser requisitada com urgência.

Então, entendeu quando deve procurar um neurologista? Pacientes com histórico familiar de doenças neurológicas devem ficar ainda mais atentos e procurar por esse especialista, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. Se você gostou desse artigo e tem interesse por esse assunto leia também: Fatores que predispõe a hipertensão.


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page